OBJETIVOS:
O trabalho com a Música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir canções musicais.
O fazer musical:
- Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o entorno e materiais sonoros diversos.
- Interpretação de música e canções diversas.
- Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Orientações Didáticas:
Nos primeiro anos de vida, a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas. O professor estará contribuindo para o desenvolvimento da percepção e atenção das crianças quando canta para eles; produz sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc ou sons corporais, como palmas batidas nas pernas, pés, etc., embala-os e dança com eles. As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais.
Resumindo
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. “Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. A atividade deve estar muito ligada à descoberta e à criatividade”.
BRINCADEIRA - KARAOKÊ
- Organizá-dos no pátio levei o aparelho de som com microfone.
- No primeiro momento cantei junto com eles algumas cantigas de roda e propus que eles cantasse sua música preferida! foi um sucesso eles adoraram.
DA UMA VERGONHA DE PEGAR NO MICROFONE KKK...
ADOROU A BRINCADEIRA NÉ !!!
BRINCADEIRA - DENTRO E FORA DO BAMBOLÊ
OBJETIVO: AO SOM DA MÚSICA TODOS DANÇAM LIVREMENTE FORA DO BAMBOLÊ, MAS QUANDO A MUSICA PARAR TODOS DEVEM ESTAR DENTRO DO BAMBOLÊ, ESSA BRINCADEIRA É MUITO DIVERTIDA, ELES FICAM MUITO PREOCUPADOS SE A MÚSICA VAI PARAR OU NÃO E ISSO TRABALHA A CONCENTRAÇÃO, PERCEPÇÃO DE DENTRO E FORA E NOÇÃO DE ESPAÇO.
º DEPOIS DESSA PRIMEIRA ETAPA DIRIGIDA É SÓ DEIXAR QUE A IMAGINAÇÃO TOMA CONTA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário